quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

8.5 sai de cena antes de ser lançado: nova versão do Postgres será a 9.0!

O anúncio não é oficial, mas a versão 8.5 terá sua numeração alterada para 9.0. Os testes e o desenvolvimento continuam normalmente.

As razões envolvendo a mudança compreendem o aumento das funcionalidades da nova versão e da abrangência das alterações no código, o grande tempo desde a primeira versão 8.* e um benefício em termos de marketing, pela insinuação de uma mudança mais substancial refletida na alteração de 8.4 para 9.0.

Você concorda com essa atitude?

2 comentários:

Sathler, Sérgio disse...

Pelo que olhei de algumas melhorias, tem boas alterações.
Quando há diferenças "visíveis", assim digamos, vale a pena mudar nominalmente a versão para se ter a idéia de grandes mudanças.

Apenas marketing, eu penso.

Andre.Fernandes disse...

Não é apenas marketing. Há mudanças na engine do banco para que realmente seja implementado o hot standby, assim faz-se necessária uma mudança no número da versão.
No postgreSQL, a numeração é bem marcada, sendo o número antes do primeiro ponto um indicativo do engine do banco, o número entre o primeiro e o segundo ponto indica adicionais de funcionabilidades (mas não mudança no "core") e o número após o segundo ponto indica versão de correções de bugs apenas.
Assim, se tivermos 8.5.0, teremos de manter o "core" do 8, o que não é possível, por isso foi escolhido ser nomeado 9.0.0.

Abraços.