quarta-feira, 8 de julho de 2009

PostgreSQL 8.4: Falta um bom instalador para Windows!

Dentre as mais de 290 mudanças da versão 8.3.x para a 8.4.0, uma importante lacuna que surgiu foi a do instalador para windows. O projeto pgInstaller, mantido por Dave Page e Magnus Hagander gerou instaladores intuitivos e poderosos, com recursos de configuração mais avançados que facilitavam a adição de contribs e a atualização de versão do SGBD em ambiente Windows. No entanto, o projeto só continuará a ser mantido nas versões 8.2.x e 8.3.x.

Para Linux, além do one-click installer e de live cds, customizações de instaladores para Fedora, SUZE, Ubuntu e Debian estão disponíveis para o PostgreSQL 8.4.

Mais informações aqui!

Espera-se que sujam mais opções de instaladores além do limitado "One-Click Installer" da página oficial do PostgreSQL. Quem se habilita a fazer um?

Creio que o impacto para a difusão do PostgreSQL 8.4 pode ser significativo na plataforma Windows. Não podemos subestimar o impacto da facilidade de instalação para a adoção e atualização de qualquer ferramenta. O que vocês acham?

Complemento 13/08/2009:

- Depois de instalar em algumas máquinas, posso afirmar que o one-click installer é bastante funcional e estável. No entanto, continuo a me sentir incomodado por ter menos uma opção de instalação. E o desafio continua a quem se dispor a fazer um instalador alternativo!!!

Nenhum comentário: