segunda-feira, 24 de março de 2008

Crie Bases de Dados com o Pagila!

Quem já teve de fazer algum livro, artigo ou material de treinamento em banco sabe o quando é demorado e árduo o processo de criação de uma base de dados fictícia. Cada tabela, relacionamento e dado inserido tem de ser bem pensados ou perdem poder explicativo. A criação de bases com alguns milhares de registros é tediosa e o resultado pode ser cheio de erros e incoerentes com valores inseridos em sistemas reais.

O Pagila é um script que permite a criação de um banco de dados completo para tabelas, chaves primárias e secundárias e demais objetos relacionados, além dos dados. Tem sido utilizado como base de dados para artigos sobre o PostgreSQL, cursos e documentações. Portanto, não se surpreenda se achar as tabelas um pouco familiares. Tabelas de filmes, categorias, clientes e outras são encontradas com os seus respectivos dados, prontas para serem utilizadas na construção de exemplos e testes.

Não é preciso muito conhecimento para compreender o esquema e seus relacionamentos. Os dados são ao mesmo tempo auto-explicativos, similares a situações do mundo real. A única ressalva é que o esquema e os dados estão em inglês, o que pode ser negativo para algumas pessoas.

Originalmente era um script do MySQL desenvolvido por Mike Hillyer do MySQL AB documentation team, que foi portado, sofrendo melhorias para se adequar às funcionalidades do PostgreSQL.

O esquema e seus dados estão disponíveis sob a BSD license (http://www.opensource.org/licenses/bsd-license.php).

Versão atual: 0.10.1
Download: http://pgfoundry.org/frs/?group_id=1000150

Nenhum comentário: