quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Ótimo Livro Brasileiro de PostgreSQL!!!



O livro "Dominando o PostgreSQL", de Jorge Luiz Gonzaga, cobre as principais funções do banco, desde a instalação até a construção de funções e triggers. É uma ótima opção para quem utiliza versões 8.X. Não costumo comentar livros, mas ele tem se revelado uma ótima fonte.

Ficha técnica:
- Dominando o PostgreSQL
Autor: Gonzaga, Jorge Luiz
Editora: Ciência Moderna
ISBN: 9788573935592
Idioma: Português
Páginas: 244
Publicação: 2007
Edição: 1
Encadernação: Brochura
Peso: 512.00 gramas (!)

Pontos fortes:
- Grande Abrangência. São 36 capítulos falando de quase todos os aspectos desta tecnologia, incluindo instalação Linux e Windows.
- Suporte à linguagem SQL bastante detalhado, com muitos exemplos de sintaxes alternativas que aumentama produtividade.
- Cobre as versões 8.x, o que a maioria dos livros nacionais ainda não faz.

Pontos fracos:
- Ausência de índice remissivo (aquele que fica no fim da página)
- Certos temas mereciam maior detalhamento, como o WAL - Write-Ahead Log.
- O livro como um todo poderia ter textos mais detalhados. Os capítulos são muito curtos e os textos diretos demais, resultando em poucas páginas por capítulo.

Conclusão: é um ótimo livro. Não conheço melhor livro em português. E você?

6 comentários:

Unknown disse...

Vou te dizer que já dei uma olhada por cima do livro. Achei superficial. Já tive a idéia de escrever um livro, mas acho que a documentação oficial do PostgreSQL muito boa. Para superar a documentação oficial, teríamos de escrever algo que não repetisse o que já existe. Uma idéia que um dia gostaria de fazer, sozinho ou não, é escrever um livro de melhores práticas para o PostgreSQL, uma vez que esta é uma parte que a documentação deixa a desejar.

O que você acha?

Cláudio Leopoldino disse...

Salve, Telles. Você é sempre bem vindo por aqui.

Acho uma ótima idéia escrever um livro! Tenho vontade de escrever o meu também, mas acabei focando no blog e tenho matrerias para um curso pronto. Com os Slides do curso eu poderia fazer uma boa apostila em pouco tempo, mas falta tempo para algo maior.

No exterior o pessaoal tem livros muito bons de PostgreSQL, por isso acho que aqui no brasil o meu e o seu não esgotariam o tema. Acho que a melhor forma é lançar um simples, quase uma apostila, e ir melhorando. Em, dez anos sai um livro Power!!!

Mas o livro do Gonzaga me quebrou muitos galhos mesmo. Fora ele, se não me engano, só há mais dois nacionais, um guia rápido e outro da versão 7.x

É duro escrever para concorrer com a documentação do banco, mas um livro de melhores práticas éuma ótima MESMO! Está precisando de uma mão? O que tem em mente? Respostas para o meu e-mail pessoal, ok?

Jônatas Paganini disse...

boa tarde DBA's!!!
Opa, é bom saber que tem muita gente interessada, mesmo para conhecer a linguagem as vezes é melhor ler uma abordagem reduzida...

a documentação em portugues é muito boa, mas realmente, seria muito legal saber das melhores praticas! ia ser muito bom!

eu também iria comprar :D

por exemplo.. sempre dou uma olhada nas tabelas do schema pg_catalog e percebi que todos os campos texto, indiferentes do tamanho, sao usados text...

seria essa uma melhor pratica?

Cláudio Leopoldino disse...

Jônatas, que ótima dica! Acho que pouca gente percebe esses detalhes.

Anônimo disse...

Esse livro é muito bom !
Outro interessante é o MAZANO, José Augusto N. G. .PostgreSQL 8.3.0 interativo, guia de orientação e desenvolvimento. Ed Érica.

Outros livros bons são das editoras wrox, packt, oreilly, wiley e apress .

Anônimo disse...

Alguém poderia me enviar ou me falar o resumo desse livro? É urgente!