sexta-feira, 15 de junho de 2007

Esquemas no PostgreSQL

Esquemas são partições lógicas de um banco de dados. São formas de se organizar logicamente um banco de dados em conjuntos de objetos com características em comum sem criar bancos de dados distintos. Por exemplo, podem ser criados esquemas diferentes para dados dos níveis operacional, tático e estratégico de uma empresa, ou ainda esquemas para dados de cada mês de um ano.

Podem ser utilizados também como meios de se estabelecer melhores procedimentos de segurança, com autorizações de acesso feitas por esquema ao invés de serem definidas por objeto do banco de dados.

O PostgreSQL possui um conjunto de esquemas padrão, sendo que a inclusão de objetos do usuário por padrão é feita no esquema PUBLIC. Ao se criar um banco de dados, o banco apresentará inicialmente os seguintes esquemas:

- information_schema – informações sobre funções suportadas pelo banco. Armazena informações sobre o suporte a SQL, linguagens suportadas e tamanho máximo de variáveis como nome de tabela, identificadores, nomes de colunas, etc.

- pg_catalog – possui centenas de funções e dezenas de tabelas com os metadados do sistema. Guarda informações sobre as tabelas, suas colunas, índices, estatísticas, tablespaces, triggers e demais objetos.

- pg_toast – Informações relativas ao uso de TOAST (The Oversized-Attribute Storage Technique).

- public – Esquema com as tabelas e objetos do usuário.

O desenvolvedor pode criar, alterar e excluir esquemas utilizando os comandos:

- CREATE SCHEMA
- ALTER SCHEMA
- DROP SCHEMA

Nenhum comentário: